CEEFA

CENTRO DE ESTUDOS ESPÍRITAS FRANCISCO DE ASSIS - CURITIBA / PARANÁ

Fale conosco: (41) 3264-2167

AÇÃO E PROMOÇÃO SOCIAL DO CEEFA


História


1960

Diante de um problema frequente na década de 1960 – o grande número de mães solteiras desamparadas – surgiu, entre frequentadores do Centro Espírita Francisco de Assis, uma proposta de trabalho em prol dessas mulheres. Na época, o número de iniciativas destinadas ao auxílio de mães solteiras era grande; a ajuda vinha do Governo e várias iniciativas estavam focadas nesse mesmo problema, deixando esquecidas as comunidades carentes.
Pensando nisso os colaboradores mudaram seus planos. A partir de então, a proposta não era mais proteger a mãe solteira, mas atender à população de baixa renda.

 

Mas, para isso, era preciso verba. A primeira ideia do grupo, para arrecadar fundos, foi oferecer cursos de corte e costura à comunidade. As aulas eram pagas e todo o dinheiro usado na compra de mantimentos. Uma parte dos produtos era distribuída e a outra utilizada no preparo de sopas, oferecidas uma vez por mês, sempre aos domingos, à população carente. Além dos cursos, as doações ajudaram a sustentar a iniciativa por muitos anos.

A sopa foi organizada pelo Centro Espírita por 8 anos. Durante esse trabalho, era impossível não notar o grande número de mães carentes que vinham em busca da sopa todos os meses. O grande problema era a falta de preparo para o mercado de trabalho e o consequente alto índice de desemprego entre essas mulheres. Foi isso que motivou a criação do Clube de Mães, onde a participação nos cursos de corte e costura era gratuita. O objetivo era preparar essas mulheres para uma atividade profissional e garantir a elas melhores oportunidades.

A iniciativa deu certo, mas deixou evidente outro problema que as mulheres de baixa renda costumam enfrentar: onde deixar os filhos durante seus dias de trabalho. Foi aí que surgiu entre os colaboradores a proposta de criação de uma creche, para mães comprovadamente carentes.

 

 

No entanto, mesmo com todas as limitações, a entidade conseguia oferecer alimentação, atendimento médico, roupas e brinquedos às crianças. Mais tarde, alguns convênios e parcerias foram feitos, trazendo mais pessoas para colaborar na instituição.

Sempre engajados na organização de campanhas, os colaboradores foram aumentando a arrecadação e ampliando a entidade. A pequena casa de madeira que abrigava as primeiras crianças transformou-se em um amplo espaço, adaptado para oferecer serviços educacionais e assistenciais.

1965

Mais uma vez, era preciso mobilização. O departamento social do Centro Espírita arrecadou doações por meio de grupos de mutirão de trabalho para garantir a construção do primeiro espaço onde funcionaria a Ação Social Casa da Criança Francisco de Assis, oficialmente inaugurada em 15 de maio de 1965.

A creche estava funcionando mas, na época, a verba era pouca. Doações mensais, alguns eventos promovidos pela instituição e um auxílio trimestral da LBA garantiam o atendimento de apenas 15 crianças, entre 2 e 5 anos.

2013

Até 2014 o Centro de Estudos Espíritas Francisco de Assis manteve o Centro de Educação Infantil (CEI), com creche e pré-escola, atendendo diariamente à 100 crianças, de 2 a 5 anos em período integral para que as mães e responsáveis pudessem trabalhar. Para manutenção da obra foram feitos convênios com a Secretaria Municipal de Educação (SME) e Fundação de Assistência Social (FAS).

2014

No início de 2014 a SME, vetou parte das verbas dirigidas ao pagamento integral de funcionários, o que gerou despesas e onerou muito o quadro associativo do CEEFA. Diante desta situação o Conselho Deliberativo, após diversas reuniões decidiu encerrar o convênio na área da educação e iniciar um novo processo de Promoção Social, no qual o Espiritismo e os valores espirituais fossem mais veiculados.

2015

O Centro funciona durante toda a semana, desenvolvendo atividades, tanto para iniciantes, quanto para os que já possuem algum conhecimento da doutrina espírita. Entre as atividades oferecidas estão, evangelização de infância e juventude, passes, palestras, atendimento fraterno, irradiação, caravana fraterna, desenvolvimento mediúnico, estudo sistematizado da doutrina espírita, livraria e biblioteca, e ação e promoção social (bazar solidário, eventos e artesanato solidário). Semanalmente centenas de pessoas e famílias são atendidas na instituição.

2018

No início de 2018, o CEEFA começa a trabalhar uma nova
proposta de ação social.

2023

FAMÍLIAS ACOLHIDAS:

Às mães e gestantes em situação de vulnerabilidade, assistidas pelo Ceefa, oferecemos acolhimento fraternal, orientação moral-doutrinária, informações que ajudam no dia a dia visando a sua promoção social e doações de cestas básicas, com alimentos e materiais de higiene pessoal e de limpeza.

Atualmente, 10 mulheres estão cadastradas e frequentam o Centro a cada 15 dias. Nas dependências, elas participam de várias atividades ocupacionais, assistem palestras e recebem lanche. Quando necessário, também são entregues roupas, enxoval para grávidas a partir do quarto mês e remédios mediante receita com prescrição médica.

ARTESANATO SOLIDÁRIO:

O grupo do Artesanato Solidário é formado por voluntários que têm como objetivo a realização de peças em crochê, tricô, costura criativa, entre outras. Essa atividade, além de proporcionar o trabalho em grupo e o convívio social para os participantes, também contribui para a sustentabilidade financeira do CEEFA através da realização dos bazares semestrais.

Qualquer pessoa, com habilidades manuais, poderá participar como voluntário nos trabalhos do Artesanato Solidário. Informações sobre admissão de voluntários pelo Whatsapp (41) 99213-4830.

PROJETO HORTA:

Temos uma linda horta no nosso espaço e tudo que é plantado sem agrotóxico faz bem ao organismo e ao meio ambiente. Além de hábitos saudáveis, a plantação orgânica estimula uma integração entre os colaboradores da Casa e incentiva as crianças do Departamento de Infância e Juventude (DIJ).

Todas as ações sociais são realizadas nas dependências da sede do Centro de Estudos Espíritas, na rua Prefeito Ângelo Ferrário Lopes, 1260, no bairro Alto da XV.

E você também pode contribuir com doações de roupas para o bazar, de ítens para o artesanato e de alimentos ou produtos de higiene e limpeza para as famílias assistidas. Sua ajuda será de grande valia!

“Aquele que tem caridade no coração, tem sempre qualquer coisa para dar.”
Santo Agostinho

“A caridade é um exercício espiritual, que pratica o bem e coloca em movimento as forças da alma.”
Chico Xavier

“Fora da caridade, não há salvação.”
Jesus